Os três melhores trilhos no Gerês

Com a chegada da primavera, o Parque Nacional da Peneda Gerês torna-se especialmente atrativo para quem gosta de experiências outdoor em contacto com a natureza. O Parque tem na sua essência paisagens idílicas, lagoas e cascatas de água pura e cristalina que valem a pena ficar a conhecer. Uma das formas mais interessantes de explorar o Gerês é através dos trilhos já traçados por antigos caminhantes.

Estes trilhos poderão ser descobertos através da caminhada, no entanto, a Tobogã – Portugal Adventure Tours tem disponíveis o aluguer de bicicletas elétricas de montanha para que possa disfrutar desta experiência com o máximo conforto possível.  As nossas E-Bikes, fazem com que este passeio se torne uma experiência pura de lazer indo mais longe, mais rápido, com o máximo de nível de conforto e qualidade.

Apresentamos neste artigo três trilhos que consideramos fundamentais para que possa usufruir na totalidade do Parque Nacional da Peneda Gerês:

1 - Trilho das 7 lagoas do Gerês

O trilho das sete lagoas começa na aldeia de Xertelo, uma típica aldeia de montanha, e tem aproximadamente entre 10-12km. Poderá optar por fazer o trilho circular ou então o mesmo percurso de ida e de volta. É um trilho de nível fácil a moderado, uma vez que é feito maioritariamente em estradão, apenas contando com algumas pequenas subidas. Aconselhamos o uso de GPS, uma vez que o percurso não se encontra sinalizado.

Ao longo de todo o trilho, tem uma vista desafogada para as montanhas que fazem desta paisagem única. O trilho levar-lho-á em direção às 7 lagoas do Gerês. Aqui, o rio Cabril forma uma sequência de lagoas naturais com água limpa cristalina, que fazem deste lugar um dos mais procurados no Parque Nacional da Peneda Gerês.

Para desfrutar destas lagoas aconselhamos visitar estas lagoas durante a Primavera-Verão para que se possa refrescar depois do percurso até ao local. No entanto, caso prefira um ambiente mais sossegado recomendamos a ida durante os dias solarengos de Outono ou Inverno.

 2 - Trilho dos Miradouros

Se é amante de miradouros e vistas desafogadas, este trilho é para si! Este trilho contém no seu itinerário três emblemáticos miradouros do Parque Nacional da Peneda Gerês, e por essa razão, é rico em bonitas paisagens panorâmicas do vale do rio Gerês e da albufeira da caniçada.  O trilho dos miradouros é um percurso circular, com cerca de 10km e uma dificuldade média/elevada, tem início em Vilar da Veiga, em Terras de Bouro.

Por estar desenhado ao longo de bonitos miradouros, o Trilho dos Miradouros tem naturalmente uma grande elevação acumulada que poderá dificultar a sua execução.  Fique a contar com piso irregular e algumas subidas exigentes. É um percurso com poucas sombras, pelo que não é aconselhado no pico do verão, em dias de muito calor.   

Irá passar pelo Miradouro da Junceda, o mais alto dos três onde poderá vislumbrar a Serra do Gerês e a albufeira da caniçada. Logo de seguida, depois de 3 quilómetros, passará pelo Miradouro da Boneca, que tem vista sobre o vale do Gerês, e mais à frente, depois de mais 3 quilómetros, irá encontrar o último miradouro: o Miradouro da Fraga Negra, que apresenta outra perspetiva sobre o vale do Gerês

Mais uma vez, é aconselhado o recurso ao percurso do GPS, uma vez que pode encontrar zonas mal sinalizadas.

 3 - Trilho de Pitões das Junias

Este é o trilho indicado para pessoas que não tenham tanta preparação física, que se estejam a iniciar nos trilhos de montanha ou procuram atividades de família no gerês, uma vez que é um trilho com apenas 4km.

Inicia-se em Montalegre na freguesia de Pitões das Junias e ao longo do trilho ficará a conhecer os principais pontos de interesse em Pitões das Junias: Mosteiro de Santa Maria das Junias e a imponente Cascata de Pitões das Junias.

Poderá se deixar envolver pela mística do mosteiro, e por toda a natureza e paisagem envolvente. Irá passar por estradões de terra batida até encontrar os passadiços que dão acesso a um pequeno miradouro que vislumbra a Cascata de Pitões das Júnias com 30 metros de altura. O percurso poderá ser feito durante todo o ano, no entanto é sempre aconselhável fazer durante períodos de tempo ameno.

 

Para além destes três trilhos, o Parque Nacional da Peneda Gerês é rico em percursos pedestres e por essa razão poderá encontrar o que melhor se adequa aos seus gostos e necessidades.

Apesar da Tobogã – Portugal Adventure Tours não organizar tours a percursos pedestres, temos disponíveis uma variedade de tours de bicicletas elétricas de montanha, que podem ser realizados com guia ou autonomamente com acesso a GPS e assistência da nossa equipa, e que incluem muitos dos sítios mencionados neste artigo. Para além disso, poderemos ajustar os percursos ao seu gosto para que tire o melhor partido desta aventura no Gerês.

De forma a evitar quaisquer acidentes, sempre que se aventurar num trilho no Parque Nacional da Peneda Gerês deverá previamente pesquisar informações que o preparem para a execução do mesmo como: o tipo de rota, nível de dificuldade, sinalização, contactos de emergência, normas inerentes ao local onde vai fazer o percurso e certificar-se que leva roupa e calçado adequado à sua prática.

 Se pretende mais informações sobre este tipo de passeio fale connosco e marque já a sua aventura.

1280px Mosteiro De Santa Maria Das Junias
7 Lagoas Trilho Tobog
7 Lagoas Trilhos Gers
Miradouro Da Boneca Vista Geres Toboga
Miradouro Da Boneca
Miradouro Junceda Tobog
Trilhos Geres Toboga

 


TOBOGÂ PORTUGAL ADVENTURE TOURS

Peneda-Gerês Adventure Center
Lugar da Igreja - Junta de Freguesia
4980-312 Entre Ambos Os Rios,
Viana Do Castelo

Phone: +351 915 707 938

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo.
Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Braga www.ciab.pt 
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt
Livro de reclamações online: www.livroreclamacoes.pt
Norte 2020 - Programa Operacional Regional do Norte
Book Now