Roteiro de 2 dias no Gerês: o que visitar no Parque Nacional da Peneda Gerês

Composto por quatro serras, o Parque Nacional da Peneda Gerês é um dos lugares mais bonitos de Portugal e com muito a oferecer a quem o visita! Poderá encontrar lugares icónicos com paisagens idílicas, lagoas e cascatas de água pura e cristalina e aldeias típicas de montanha que tornam este destino o lugar perfeito para um fim de semana em pleno contacto com a natureza.   

No entanto, organizar um roteiro de dois dias no Gerês pode ser desafiante. A visita ao parque deverá ser planeada com antecedência, depois de uma extensa pesquisa sobre os locais a visitar e atividades a fazer. Aconselhamos ainda que se informe o melhor possível com a população local e guias profissionais que conhecem profundamente toda a região envolvente. Isto tudo para que consiga tirar o melhor partido desta escapadinha na natureza, sem pôr em causa a sua segurança e toda biodiversidade e património da única área protegida portuguesa classificada como parque nacional.

Posto isto, apresentamos neste artigo todos os locais que não podem faltar num roteiro de dois dias ao Parque Nacional da Peneda Gerês:

Dia 1: Cabril – Campo do Gerês – Portela do Homem – Lindoso

Cabril

É em Cabril que começa a sua aventura no Parque Nacional da Peneda Gerês, iniciando o seu percurso na zona Este do parque, no concelho de Montalegre.

Nesta zona, é obrigatória a passagem pelas 7 Lagoas, localizadas ao longo do rio que nasce na serra e atravessa cabril e onde se formaram sete cascatas e lagoas de água cristalina, ótima para se refrescar e passar tempo de qualidade rodeado das montanhas imponentes que exibem uma agradável paisagem.  O acesso é feito a pé ou de bicicleta ao longo de um trilho de 12km, uma vez que não é permitida a passagem de carros para essa zona.

Perto de Cabril aconselhamos também a passagem pela Ponte da Misarela ou Ponte do Diabo, um dos lugares mais icónicos do Gerês, por toda a sua beleza e pelas antigas lendas que permanecem até aos dias de hoje. 

Campo do Gerês

Depois de Cabril, aconselhamos a zona que talvez seja a mais visitada em todo o parque - a freguesia Campo do Gerês no município de Terras de Bouro.

Aqui encontra as cascatas mais procuradas pelos turistas no verão, mas também umas das mais bonitas. Por essa razão aconselhamos a passagem pela Cascata Fecha de Barjas, mais conhecida pela cascata do Tahiti. Apesar do acesso difícil, vale sempre a pena comtemplar a beleza natural desta cascata.

Muito perto da cascata Fecha de Barjas, encontra outra cascata de paragem obrigatória, a Cascata do Arado. Esta é uma das maiores e mais conhecidas cascatas do Parque nacional Peneda Gerês. Para observar a cascata de uma posição privilegiada existe um pequeno trilho em degraus com acesso a um miradouro onde pode deslumbrar a beleza desta cascata.

A de 4km de distância da Cascata do Arado situa-se o Miradouro da Pedra Bela, a cerca de 800 metros de altitude, contempla uma paisagem sobre a barragem da Caniçada que traduz a beleza do Gerês. Sem dúvida, um local a não perder no Parque Nacional da Peneda Gerês.

Portela do Homem

Recomendamos que siga caminho até à Portela do Homem localizada na fronteira com Espanha. Nesta zona encontra a bonita cascata da Portela do Homem de água cristalina formada pelo Rio Homem.  No final desta cascata podemos usufruir de uma lagoa de água muito refrescante no Verão.

Entre o Campo do Gerês e a Portela do Homem encontra aquele que é um dos mais importantes e mais bonitos bosques do Parque Nacional da Peneda Gerês – a Mata da Albergaria, constituída por carvalhos seculares que traz consigo espécies características da fauna e flora geresiana. De forma a preservar o equilíbrio deste ecossistema, as entidades competentes aplicaram um conjunto de normas ao transito motorizado neste local, entre as quais a proibição de paragem ou estacionamento de quaisquer veículos. Pode recolher todas as informações aqui.

Lindoso

Depois de cerca de 30 minutos em terras espanholas, entramos novamente em Portugal pela freguesia de Lindoso, conhecida pelo preeminente castelo do seculo XIII que transmite um ambiente medieval com muita história para oferecer. Notará certamente o conjunto de espigueiros que já fazem parte da história e paisagem desta região.

Nesta zona aconselhamos os trilhos com guias locais ao longo da Serra Amarela de forma conhecer a fundo todas as histórias desta aldeia enquanto aprecia a sua bela paisagem.

Dia 2: Soajo – Sra da Peneda – Castro de Laboreiro.

Soajo

Começamos o segundo dia a conhecer a aldeia do Soajo. Uma das aldeias mais belas e tradicionais no Parque Nacional da Peneda Gerês que traz consigo uma envolvência rural com paisagens de beleza natural, sendo paragem obrigatória numa escapadinha ao Gerês. Poderá conhecer os Espigueiros, a Porta e Baloiço do Mezio - uma das portas de entrada do Gerês e os mais diversos poços e lagoas espalhados ao longo de toda a aldeia. 

Sra. Da Peneda

Ainda na zona de Arcos de Valdevez, na Serra da Peneda, aconselhamos a passagem pelo Santuário da Nossa Senhora da Peneda. Mesmo que não seja por motivos religiosos, vale a pena admirar o imponente santuário do século XVII devido à sua paisagem envolvente. Por detrás deste santuário, observamos um penedo que no tempo mais chuvoso forma uma bela cascata que exibe um espetáculo natural. 

Castro Laboreiro

O último destino neste roteiro de dois dias ao Parque Nacional da Peneda Gerês é a aldeia de Castro Laboreiro no concelho de Melgaço. Poderá visitar o Castelo de Castro de Laboreiro, a ponte da Varziela, as lagoas do rio Laboreiro e visitar mais uma porta de entrada oficial ao parque - Porta de Lamas de Mouro. Certamente que irá apreciar todos os recantos que esta aldeia tem para oferecer.

 

Poderá realizar este roteiro no Gerês de carro, no entanto, para ter uma experiência mais completa e com guias qualificados e locais, que lhe podem dar toda a informação sobre as montanhas e os locais icónicos do Parque Nacional da Peneda-Gerês aconselhamos sempre a que recorra a uma empresa especializada em e-bike tours em Portugal.

As nossas E-Bikes de montanha fazem com que este passeio se torne uma experiência pura de lazer indo mais longe, mais rápido com o máximo de nível de conforto e qualidade.

A Tobogã – Portugal Adventure Tours tem já predefinido um percurso de travessia do Parque Nacional da Peneda Gerês, com passagem por todos os locais mais importantes do Gerês, mas este percurso pode ser adaptados ao seu gosto e capacidade, fazendo-a em mais ou menos dias.

Se pretende mais informações sobre este tipo de passeio fale connosco e marque já a sua aventura.

2day Tour Gers
Sra Da Peneda
Cascata Portela Do Homem
E Bike Tour Geres
O Que Visitar Geres
Passeio E Bike Geres
Roteiro2dias Geres
Tours In Geres
Visitar No Geres


TOBOGÂ PORTUGAL ADVENTURE TOURS

Peneda-Gerês Adventure Center
Lugar da Igreja - Junta de Freguesia
4980-312 Entre Ambos Os Rios,
Viana Do Castelo

Phone: +351 915 707 938

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo.
Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Braga www.ciab.pt 
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt
Livro de reclamações online: www.livroreclamacoes.pt
Norte 2020 - Programa Operacional Regional do Norte
Book Now