3 dos melhores itinerários de Canyoning no Gerês

Canyoning é a atividade radical onde se desce o leito de um rio ou ribeira em vales de montanha usando uma variedade de técnicas que podem envolver caminhada em terreno acidentado, rapel, saltos (facultativos) e nadar.

Uma atividade de canyoning no Parque Nacional da Peneda Gerês vai permitir-lhe explorar a beleza natural dos canyons do Parque Nacional da Peneda Gerês, onde poderá observar enormes e imponentes montanhas graníticas, cascatas lindíssimas que formam lagoas de água cristalina e florestas intocadas repletas de vida animal selvagem.

 

Vamos conhecer os vários rios para descidas de canyoning no Gerês:

Rio Carcerelha

O Rio Carcerelha é um rio localizado no troço a jusante da ponte da Ermida inserido no Parque Nacional da Peneda Gerês. É um afluente do rio Lima com 8 rapeis na sua extensão total, tendo o maior cerca de 15 metros. Ao longo do percurso é envolvido por uma beleza natural impressionante. Tem dois acessos de emergência disponíveis ao longo do rio. O trilho de saída do canyoning é acessível e curto, uma pequena caminhada para poder continuar a apreciar as paisagens encantadoras do Gerês. 

Em termos de transporte no local o melhor é utilizar os transfers das empresas de canyoning locais ou, caso prefira utilizar viaturas próprias serão necessários dois carros: Um fica na aldeia de Lourido (Saída da aldeia em direção à Ermida) e outro na entrada do Rio, junte à ponte da Ermida.

     

Rio Arado Superior

Nasce na envolvente do Curral do Camalhão, serra do Gerês, a norte do Vale Teixeira e desagua no rio Fafião em Fafião, freguesia de Cabril, concelho de Montalegre, distrito de Vila Real. Neste rio vai poder ver a famosa Cascata do Arado e tem também a oportunidade de aproveitar um dos melhores canyons do Gerês com: 10 rapeis, sendo o maior de 19 metros e com a possibilidade de dar vários saltos para lagoas de água cristalina. Apesar de ser um rio ideal para iniciantes, evitar fazê-lo em dias de chuva pois este aumenta o seu caudal muito rapidamente com as chuvas. Recomenda-se sempre a prática da atividade de canyoning com uma empresa especializada.

 

Rio Portuzelo

O rio Portuzelo encontra-se localizado no lado oeste do Parque Nacional da Peneda Gerês e tem uma duração de cerca de 3 horas. Apresenta uma forte vegetação a encobrir partes do canyon, o que dá um toque místico a este rio. Tem uma dificuldade fácil/moderada, onde pode contar com vários rapeis e saltos, que com a Tobogã são todos opcionais. A surpresa deste rio é o pequeno tobogã que se encontra no final que faz a delícia daqueles que gostam de escorregar ao longo de uma pequena cascata.

Existem vários rios em Portugal para a prática de canyoning. Se tem em interesse em fazer uma aventura de canyoning no Gerês contacte-nos.

 

Canyonin Slide
Canyoning Portuzelo
Canyoning Rio Arado
Canyoning Rio Arado Rapel
Canyoning Rio Carcerelha
Canyoning Rio Carcerelha Divertido
Canyoning Slide

 

 


TOBOGÂ PORTUGAL ADVENTURE TOURS

Peneda-Gerês Adventure Center
Lugar da Igreja - Junta de Freguesia
4980-312 Entre Ambos Os Rios,
Ponte da Barca, Viana Do Castelo

Phone: +351 915 707 938 (chamada para a rede móvel nacional).

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo.
Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Braga www.ciab.pt 
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt
Livro de reclamações online: www.livroreclamacoes.pt
Norte 2020 - Programa Operacional Regional do Norte
Book Now